quarta-feira, 24 de setembro de 2014


Lula foi convidado a ajudar na apuração em fevereiro deste ano, após novas declarações de Marcos Valério

O ex-presidente foi convidado pela PF a prestar esclarecimentos sobre as acusações feitas por Valério

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na lista de convidados a depor sobre o escândalo do mensalão há sete meses, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira. A Policia Federal tenta, sem sucesso, ouvir Lula sobre novas declarações dadas em 2012 pelo operador do mensalão, o empresário Marcos Valério de Souza.


Segundo o jornal, Lula foi convidado a ajudar na apuração em fevereiro deste ano, mas o chamado não se trata de uma intimação. Pessoas próximas ao ex-presidente argumentam que Lula fez chegar à PF, por meio de representantes, o recado de que está disposto a colaborar, mas que teme que o depoimento seja explorado politicamente pelos adversários políticos. Segundo avaliação interna feita na Polícia Federal, uma intimação ao ex-presidente seria exagerada.

Em setembro de 2012, Marcos Valério foi espontaneamente à Procuradoria-Geral da República prestar novas declarações na esperança de ser beneficiado, após ser condenado a mais de 40 anos de prisão por vários crimes. No depoimento, Valério acusou Lula de saber da existência do mensalão e de ter se beneficiado do esquema.

Procurado pelo jornal, o Instituto Lula não se pronunciou.

Fonte : Terra





No DF, Dilma perde no segundo turno tanto para Marina quanto para Aécio



Repetindo cenário de 2010, Marina lidera intenções de voto no DFEduardo Enomoto/08.09.2014/R7

Levantamento do Instituto FSB Pesquisa, divulgada nesta terça-feira (23), indica vitória da candidata do PSB, Marina Silva, entre os eleitores do Distrito Federal. De acordo com a pesquisa, Marina tem 32% das intenções de voto em Brasília, contra 25% de Dilma Rousseff e 19% de Aécio Neves.

Correndo por fora, os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV), têm, cada um, 1% das intenções de voto no DF.

Os votos brancos e nulos na votação para presidente em Brasília somam 6% e os indecisos são 10% do número de eleitores entrevistados. A pesquisa mostra ainda que 3% responderam que não votariam em ninguém e 1% não respondeu à pergunta.

Os números refletem a mesma preferência dos eleitores do DF nas eleições de 2010. No último pleito, Marina Silva, que na época disputava o Planalto pelo PV, ficou em primeiro lugar com mais de 1,4 milhão de votos - quase 42% dos votos válidos para presidente. 

O levantamento do Instituto FSB foi feito entre os dias 17, 18 e 19 de setembro em 31 Regiões Administrativas do DF. Foram entrevistados 1.071 eleitores do Distrito Federal e a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Segundo turno

Considerando esse cenário, as eleições iriam para o segundo turno e Marina Silva ganha de todos os candidatos nas simulações feitas entre os eleitores do Distrito Federal.

Em uma disputa com a atual presidente, Marina tem 47% e Dilma, 27% das intenções de voto. Nessa conjuntura, os votos brancos e nulos somam 10%, os indecisos também são 10% dos entrevistados, e 4% não votariam.

No segundo turno entre Marina e Aécio, a vantagem da socialista é de 15 pontos percentuais: Marina tem 43% contra 28% das intenções de voto para o candidato do PSDB. Nessa briga, 10% dos eleitores estão indecisos, 11% votariam em branco ou nulo, e 5% se absteriam de votar.

Já em uma disputa com a presidente Dilma, Aécio Neves sairia vitorioso no segundo turno. Entre os eleitores de Brasília, o tucano tem 42% das intenções de voto contra 30% da petista – uma vantagem de 12 pontos percentuais. Nesse cenário, 11% dos eleitores estão indecisos, 10% votariam em branco ou nulo e 6% não votariam em ninguém.

A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os protocolos DF-00055/2014 e BR-00729/2014.
Do R7, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário