quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013





O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra morreu na tarde desta quinta-feira no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Segundo o hospital, a hora da morte foi às 16h50.

O Ex-Ministro estava internado no Incor desde o dia 5 de janeiro para o tratamento de uma “descompensação de insuficiência cardíaca congestiva grave”, que o acometia há aproximadamente 20 anos. Além disso, Lyra passou por um quadro de infecção sistêmica e insuficiência renal aguda. 


Luto oficial
O governador de Pernambuco, Estado natal de Lyra, Eduardo Campos decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-ministro. Em nota de pesar, o governador expressou seus sentimentos pelo político.

"Pernambuco e o Brasil perderam hoje um grande nome da história deste Estado e deste País. A trajetória política de Fernando Lyra engrandeceu o Brasil. Ele foi um dos líderes da luta contra a ditadura militar, como deputado federal integrante do grupo autentico do MDB e como um dos coordenadores de campanhas como a das Diretas Já", disse.

Segundo nota do governo de Pernambuco, o corpo de Fernando Lyra será velado nesta sexta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado.

Dilma lamenta morte
Em nota oficial, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte de Fernando Lyra, um dos "mais expressivos defensores" da democracia brasileira. "Primeiro ministro da Justiça da redemocratização, Lyra foi o responsável pelo fim da censura oficial, passo fundamental na reconquista da liberdade de expressão no País", disse a presidente.

Classificando o ex-ministro de "exímio articulador político", Dilma destacou a "atuação relevante" de Lyra na Assembleia Constituinte, representando "com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos". "Em nome de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, apresento meus votos de pesar a sua mulher, Márcia, suas três filhas, familiares e amigos, neste momento de dor", concluiu Dilma.
Fonte : Terra




Uma pessoa ficou ferida na manhã desta quinta-feira(14) em um acidente de trânsito na BR-324 queenvolveu duas carretas, um caminhão e uma Kombi. A colisão aconteceu próximo à entrada do distrito deHumildes, em Feira de Santana, em frente a umatransportadora.
Segundo algumas testemunhas, uma carreta que saiada empresa, fez um "L” na pista, quando outracarreta, que se aproximava, diminuiu a velocidadepara evitar uma colisão. Um terceiro veículo, um Mercedes Benz 1113 que seguia no sentido Feira- Salvador, tentou desviar batendo na carroceria dasegunda carreta e passou para a outra pistacolidindo frontalmente com uma Kombi branca deplaca JQW 8699, que ficou atravessada na pista.
O condutor da Kombi que não teve o nomeidentificado foi levado para um hospital. Ocaminhão, que estava carregado com argamassa erejunte de piso, foi saqueada por moradores dalocalidade. Devido ao acidente, motoristasenfrentaram um grande congestionamento na pistasentido Salvador-Feira de Santana.








ASTEROIDE DE 45 METROS PASSARÁ PRÓXIMO A TERRA NESTA SEXTA


Astrônomos de todo o mundo estarão atentos nesta sexta-feira (15) à passagem do 2012 DA14, que às 17h30 se tornará o primeiro asteroide de 45 metros de comprimento a ser observado a apenas 27,7 mil km da crosta terrestre. A distância mínima será atingida quando o corpo celeste, de 130 mil toneladas, estiver na direção do Oceano Índico, perto da Ilha de Sumatra, na Indonésia, e será possível vê-lo com ajuda de instrumentos em partes da Ásia, Oceania, Europa e África. Por passar tão perto da Terra, no entanto, o asteroide entrará no Anel Geoestacionário, área em que orbitam os satélites e a Estação Espacial Internacional, que também não devem ser atingidos pela massa celeste. As gravidades da Terra e da Lua mudarão a órbita do asteroide, que reduzirá sua translação (órbita em torno do Sol) de aproximadamente 366 dias para menos de 320, o que deixará os encontros com o planeta mais raros.




As matrículas prosseguem até o dia 25


A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inicia napróxima segunda-feira (18) as matrículas dos candidatos aprovadosem primeira chamada no vestibular 2013.1 (ProSel). As matrículasprosseguem até o dia 25, mas para cada curso foi determinada umadata diferente. Veja a seguir as datas e os documentos necessáriospara efetivar a matrícula:


Documentação

01.Certificado de Conclusão do Curso de Ensino Médio (original efotocópia autenticada)

02. Histórico Escolar do Curso de Ensino Médio (original e fotocópiaautenticada) 2.1- Para candidatos convocados que tenhamdeclarado, no ato inscrição, possuir 3 anos de ensino médio e, pelomenos, 2 anos do ensino fundamental (5a a 8a série) cursados emescola pública, é exigido, além do histórico e o certificado do ensinomédio, o histórico e o certificado do ensino fundamental (original efotocópia autenticada).

03. Carteira de Identidade Civil atualizada (fotocópia autenticada)

04. Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia autenticada)

05. Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (fotocópia autenticada)

5.1. Para os que não votaram na última eleição ou perderam o último comprovante de votação, apenas será aceita a Certidão de Quitação com a
Justiça Eleitoral, disponível no site do TRE.

6. C.P.F (fotocópia autenticada).

07. Uma foto 3x4

08. Prova de quitação com o Serviço Militar (fotocópia autenticada)

09. Procuração – quando a matrícula for realizada por terceiros. 09.1 – Exige-se a Xerox da identidade do procurador

Será exigido, também, para os convocados de grupos (povos) indígenas:10.1- Declaração de pertencimento étnico dada pela FUNAI - 10.2: Declaração de pertencimento étnico dada por lideranças do grupo (povo) indígena local a que pertence.

10.3- Autodeclaração de pertencimento étnico e de compromisso com o grupo indígena a que pertence.

11. Será exigido, também, para os convocados de comunidade quilombola:
11.1- Documento comprobatório de residência em comunidades remanescentes de quilombos reconhecidas pela Fundação Palmares.

Observações: Todas as fotocópias solicitadas dos documentos deverão ser autenticadas em cartório, além de estarem em perfeitas condições de serem lidas. Portanto, documentos autenticados incorretamente (ex: o selo de autenticação sobrepondo alguma informação do documento), com nomes ou números apagados, serão considerados ilegíveis. O não cumprimento destas determinações poderá acarretar a não efetivação da matrícula.

Para maiores informações procurar a Divisão de Assuntos Acadêmicos – Setor de Matricula – Prédio da Administração Central – Tel: 3161- 8063 / email: matricula.uefs@gmail.com







Tenda seria utilizada para reunião de trabalho com gerentes do banco Bradesco


O desabamento ocorrido no Complexo Hoteleiro da Costa do Sauípe, em Mata de São João, na manhã desta quarta-feira (13), não interfere no funcionamento dos hotéis, áreas de circulação e de lazer do local. Um operário que trabalhava na montagem da estrutura metálica da tendamorreu durante o resgate. Outras 49 pessoas ficaram feridas. 

Em nota, o Complexo informa que o acidente ocorreu “em uma área destinada para a montagem de estruturas provisórias para eventos, afastada de seus hotéis”. A tenda seria utilizada neste final de semana para reunião de trabalho com gerentes do banco Bradesco. Entre os feridos não há hóspede ou funcionário do complexo.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), duas vítimas estão em estado grave. Os feridos foram levados para três hospitais da rede da Sesab: Hospital Geral de Camaçari (HGC), Hospital Geral do Estado (HGE) e Hospital Menandro de Faria. Alguns também foram encaminhados para hospitais credenciados à rede SUS para avaliações mais detalhadas. 

Duas vítimas foram transferidas para o HGE (Foto: Robson Mendes/CORREIO)

Em nota, o Bradesco diz que lamenta o ocorrido e que está prestando assistência às vítimas: “O Bradesco lamenta profundamente o acidente ocorrido hoje, pela manhã, no complexo de Sauípe, na Bahia, onde estava sendo montada uma tenda para um evento. O Bradesco esclarece que está tomando todas as providências necessárias para atender às vítimas". O evento foi suspenso. 

Estrutura da tenda cedeu durante montagem (Foto: Maurício Almeida)

A montagem da estrutura estava sob responsabilidade da TV1 Eventos, empresa do Grupo TV1. A empresa também divulgou nota informando que "a obra estava sendo realizada dentro de todas as especificações e normas de segurança exigidas por lei para este tipo de edificação e sob supervisão de engenheiros e arquitetos qualificados e experientes".
Fonte: Correio







Estudo da consultoria Gartner aponta que os consumidores estão priorizando a compra de smartphones e abandonando os celulares de modelos mais simples




Novo smartphone da Samsung: empresa sul-coreana divide com a Apple liderança em vendas (Divulgação)

As vendas globais de celulares caíram no ano passado pela primeira vez desde 2009, informou a empresa de pesquisas Gartner nesta quarta-feira. "Condições econômicas difíceis, mudanças nas preferências dos consumidores e intensa concorrência no mercado enfraqueceram o mercado mundial de celulares", afirmou Anshul Gupta, analista da Gartner. As vendas para usuários finais caíram 1,7%, para 1,75 bilhão de unidades em 2012, segundo a consultoria.

A Gartner avalia que os consumidores evitaram aparelhos mais baratos e priorizaram os smartphones, que são produtos, na maioria das vezes, de valor mais elevado.

As vendas de smartphones continuou com a liderança de Samsung e Apple. De acordo com o estudo, os aparelhos que contam com mais tecnologia devem responder por mais da metade do mercado pela primeira vez neste ano. A empresa sul-coreana vendeu 385 milhões de aparelhos, sendo 53,5% deles smartphones, enquanto a Apple vendeu 130 milhões de unidades de seu iPhone.

No quarto trimestre apenas, Apple e Samsung responderam por 52% das vendas de smartphones, ante os 46% sobre o trimestre anterior.

A chinesa Huawei ficou com a terceira colocação nas vendas globais de smartphones pela primeira vez, no quarto trimestre. A companhia vendeu 27,2 milhões de smartphones em 2012, salto de 74%.
Fonte: VEJA






No final da tarde desta terça-feira (12), um micro-ônibus colidiu com outro veículo de dados ignorados na BA-142 na localidade como Salubinho, entre os municípios de Mucujê e Andaraí, provocando as mortes de três pessoas.

Gilson Assis dos Santos, 34 anos, morava na cidade de Ponto Novo, José Roberto dos Santos, 67, e Genildo Santos Silva, 27, que residiam no município de Capim Grosso tiveram os corpos encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. 

Segundo ocorrência policial, os corpos foram retirados das ferragens do micro-ônibus, cujos dados são desconhecidos. 

Não há informações oficiais sobre a existência de passageiros feridos .

 Segundo informações preliminares, a Van  seria de propriedade de um Senhor identificado como Domingos de Vila-Cardoso, km 30, e fazia transporte de passageiros, de São Paulo com destino a região de Caldeirão Grande

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário