terça-feira, 7 de maio de 2013







A Polícia Federal informou que abrirá nesta terça-feira (7) um inquérito para apurar denúncias de irregularidades no programa de habitação Minha Casa Minha Vida. O pedido de abertura de inquérito foi feito no último dia 27 pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.


A solicitação do ministro aconteceu no mesmo dia em que o jornal "O Globo" publicou reportagem apontando supostas fraudes no programa. Segundo o jornal, pequenas empresas subcontratadas pagariam propina para construtoras participantes do programa em municípios de até 50 mil habitantes.



A assessoria da Polícia Federal informou que, antes da instalação do inquérito, foi realizada uma investigação prévia.

Na reportagem, o jornal "O Globo" aponta que a empresa RCA Assessoria atuaria como correspondente bancária de outras sete menores instituições financeiras, autorizadas a fazer o repasse de verbas federais do programa habitacional em cidades com menos de 50 mil habitantes. De acordo com o jornal, a RCA Assessoria, composta por ex-funcionários do ministério das Cidades, nega as denúncias.

Em nota divulgada no último dia 27, o Ministério das Cidades declarou que abriu sindicância no dia 16 de abril e solicitou auditoria no programa por parte da Controladoria-Geral da União (CGU).


"A vigilância permanente é fundamental para garantir a transparência e a correção na aplicação dos recursos do programa MCMV, reconhecido internacionalmente por atender a população de baixa renda e gerar impacto positivo na economia do país”, dizia a nota.

Fonte: G1





No ato da mobilização foi lembrado que o açude de São Domingos que fica a menos de 500 metros do centro da cidade, foi muito útil para o abastecimento da cidade e também do vizinho município de Valente.




A Prefeitura Municipal de São Domingos, por iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou mais uma grande mobilização em prol da limpeza do açude, na manhã desta segunda-feira, 06, e na oportunidade envolveu centenas de pessoas a grande maioria estudantes das redes públicas, municipal e estadual, que embalados com uma fanfarra e carro de som fizeram uma concentração em frente à Prefeitura onde aconteceu um breve discurso do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Flávio Ramos, que lamentou a pouca atenção dada ao problema até o momento, lembrou que a solicitação vem acontecendo na gestão do então prefeito Izaque Junior e neste mandato de Nafitel as cobranças são constantes e nenhuma solução foi apontada.

Domingos Nafitel e Flávio em passeata

“Vamos coletar assinaturas o máximo possível, juntar as fotografias e a reportagem do Calila Noticias para levarmos para a mesa do governador da Bahia, pois não podemos esperar que as fortes chuvas cheguem e encontrem o açude na situação de vários metros de profundidade somente de lama. Vamos continuar as manifestações e só devemos parar quando certificarmos que o açude está limpo e pronto para receber agua da chuva que Deus a de mandar, para trazer novamente a alegria do nosso povo e geração de emprego e renda, com a cultura de hortaliças e atividades de pesca ”, espera ansioso o secretário.


O prefeito Domingos Nafitel disse que desde que assumiu a prefeitura em 1º de janeiro deste ano 2013, nunca deixou de tratar do assunto com as autoridades competentes, inclusive segundo ele, já esteve duas vezes em Brasília, [Março e Abril] na Defesa Civil Nacional e entregou as reivindicações ao Departamento Nacional de Obras Contra Seca – DNOCS e até o momento nenhuma resposta.


“A obra é muito cara passa de R$ 300 mil e o município não tem a mínima condição de arcar com essas despesas, depois o açude apesar de está em nosso município pertence ao DNOCS e o órgão é quem deve realizar a limpeza, por dispor de recursos para isso”, disse o prefeito.

No ato da mobilização foi lembrado que o açude de São Domingos que fica a menos de 500 metros do centro da cidade, foi muito útil para o abastecimento da cidade e também do vizinho município de Valente.


Após percorrerem algumas ruas da cidade os manifestantes foram até o açude, onde pisaram na lama seca e deram as mãos fazendo um grande circulo para simbolizar o apelo feito as autoridades.


De cima da barragem o agricultor Heraldo Ribeiro dos Santos, 57 anos, assistiu a toda mobilização e disse que viu a situação com muita tristeza e em dose dupla. Primeiro pela seca devastadora que permitiu que pela primeira vez desde quando ‘se entende por gente’ nunca viu o açude seco. Segundo, pela falta de importância pelos governantes, que conforme ouviu o esforço das autoridades locais vem acontecendo, mas não estão sendo correspondidos, por aqueles que dispõem de recursos para limpar a aguada.

Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas CN


Ele fez tudo isso de “cara limpa” o que facilitou o reconhecimento já na prisão.



Uma ação conjunta das policias Civil e Militar de Conceição do Coité, prendeu Elizeu Santos Araújo, que está completando 29 anos, nesta terça-feira, 07, após uma denuncia, que o mesmo estaria hospedado em um hotel na saída para Retirolândia.

A prisão aconteceu por volta das 18h desta segunda-feira, ou seja, 28 horas depois de assaltar um posto e um restaurante no mesmo estabelecimento localizado no Bairro Açudinho.


De acordo com o delegado João de Oliveira Farias Filho, as investigações iniciaram tão logo a informação chegou a Delegacia, “mas a participação popular é sempre muito importante e uma mulher que tomou conhecimento das características da moto o viu entrando no hotel e verificou que a placa batia com a numeração divulgada e a partir dai, montamos campana para tentar prendê-lo. Porém chegou ao nosso conhecimento que havia um grupo de cinco pessoas, então solicitei o apoio da polícia militar, entramos para o estacionamento onde o suposto assaltante estaria hospedado e aguardamos a chegada. Inicialmente vimos a moto que supostamente foi usada no assalto, mais tarde o portão foi aberto e entrava um Celta com quatro pessoas, dentre elas uma mulher e demos voz de prisão”, narrou o delegado.


Na Delegacia, o delegado fez buscas na ficha de todos e constatou que somente Elizeu responde processo, não foi divulgado a relação. Havia um casal que disse que o conhecia e o encontrou em supermercado e pediu uma carona para o hotel, segundo o casal não estavam sabendo do envolvimento de Elizeu em nenhum delito.

Não foi encontrada a arma usada no assalto, o delegado pediu então permissão para fazer averiguação na residência deles, já que foi informado que havia uma mochila do acusado em um dos quartos, mas ao chegar nada encontrou.

Procedimento usado para reconhecer supostos criminosos é seguro, só a vítima tem visibilidade.

Após todos esses procedimentos, o delegado convocou pessoas que estavam no restaurante para fazer o reconhecimento do assaltante e de cara, olhando pelo espelho mágico a jovem que havia perdido o celular no restaurante o reconheceu e teve seu aparelho de volta.

Elizeu confessou ter praticado assalto ao posto e restaurante e no depoimento disse que levou pouco mais de R$ 100 e o aparelho da jovem. Disse ser natural de Salvador e reside em Camaçari. A motocicleta que ele usou no assalto uma Honda Fan 150 é de sua propriedade, segundo informou o delegado, tendo inclusive o Renavan em seu nome.

O delegado disse que vai pedir nesta terça-feira, dia do aniversário do acusado sua prisão preventiva e vai continuar a busca pela arma, que ele teria dado sumiço. O casal foi liberado por não ter nada que comprovasse envolvimento com o acusado, enquanto que o outro homem deverá ser ouvido nesta terça. “Vale ressaltar que dos três, só Elizeu tem motivo de está preso, pois foi reconhecido pelas vitimas e ele próprio assumiu a autoria do crime.

O proprietário do supermercado de Retirolândia assaltado no início da noite de sexta-feira,03, também esteve na delegacia para tentar reconhecer os supostos assaltantes, mas descartou quando os viu pelo espelho mágico.

Assalto praticado por Elizeu

Eram por voltas das 14h10 quando um homem estacionou a moto ao lado do posto, tirou o capacete e se dirigiu até o frentista e anunciou o assalto, em seguida foi em direção ao segundo frentista e também pegou o dinheiro, a moto ficou próxima à porta do restaurante, ele aproveitou e anunciou o assalto tomando o celular de uma jovem.

Ele fez tudo isso de “cara limpa” o que facilitou o reconhecimento já na prisão.

Da redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas








Bandidos assaltaram dois bancos na manhã desta segunda-feira (6) na cidade de Mundo Novo, que fica a 292 quilômetros de Salvador, região da Chapada Diamantina. Segundo informações da polícia, os bandidos chegaram por volta das 11h30 atirando para cima e invadiram as agências do Banco do Nordeste e Banco do Brasil, que ficam em uma praça no centro da cidade.

A polícia ainda não tem informações de feridos ou reféns. O valor da quantia levada pelo bando também não foi informada. Segundo moradores, uma viatura da Cipe-Caatinga fez ronda pela manhã, mas a ação dos bandidos começou após a saída dos policiais.

Em dezembro do ano passado a mesma agência do Banco Brasil foi assaltada e ficou três meses fechada. Após a reabertura, os bancários adotaram o hábito de bloquear a entrada de veículos na rua com o uso de grades, nas extremidades da via.

No último assalto, dois gerentes, dois funcionários e três vigilantes foram levados como reféns. O assalto durou cerca de 30 minutos. Cerca de 12 assaltantes em dois carros participaram da ação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário