Ex-presidente venceu prêmio promovido por movimento anticorrupção
SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu neste domingo, 20, o Troféu Algemas de Ouro, prêmio criado para eleger o político mais corrupto de 2012. A enquete promovida pelo Movimento 31 de Julho, grupo anticorrupção que atua na internet, foi realizada no Facebook e conseguiu mobilizar mais de 14 mil pessoas. Lula foi acusado pelo publicitário Marcos Valério de ter usado o dinheiro do mensalão para quitar despesas pessoais . Ele venceu o prêmio com 65,69%, o equivalente a 14.547 votos.
Veja também:
O ex-senador Demóstenes Torres ficou com o segundo lugar, com 21,82% dos votos. Ele foi cassado devido a estreita relação com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo. O terceiro ficou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), com 4,55% dos votos, que no ano passado apareceu em fotos, em Paris, ao lado do dono da empresa Delta, construtora investigada na CPI do Cachoeira.
'Fraude'. Coordenadores tiveram de impugnar mais de 9 mil votos por causa de suspeitas de fraude na votação . Segundo o movimento, internautas denunciaram que um suposto robô estaria adulterando o resultado da enquete, votando para um determinado candidato. A organização do prêmio chegou a acionar o Facebook.
A primeira edição do Troféu Algemas de Ouro, realizada em 2011, foi vencida pelo senador José Sarney (PMDB), que obteve 60% dos 7 mil votos. Nesse ano, as Algemas de Prata ficaram com o ex-ministro José Dirceu (PT) e as de Bronze, com a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN).
Veja a lista completa dos candidatos que concorreram para o Algemas de Ouro 2012:
Demóstenes Torres (ex-DEM-GO)
Eduardo Azeredo (PSDB-MG)
Erenice Guerra (PT)
Fernando Pimentel (PT)
Fernando Cavendish (Delta)
Jader Barbalho (PMDB-PA)
José Roberto Arruda (ex-DEM-DF)
Lula (PT)
Paulo Maluf (PP-SP)
Sérgio Cabral (PMDB-RJ)
A ex-prefeita de Itiúba, Cecília (PT) tem até a próxima sexta-feira (25/01) para entregar defesa.
A ex-prefeita de Itiúba, Cecília recebeu nesta manhã de sexta-feira (18/01/12) das mãos de um oficial de Justiça da comarca de Itiúba, uma notificação da Justiça Eleitoral, a ex-prefeita está sendo acusada de cometer diversas irregularidades eleitorais na eleição de 2012 para beneficiar o seu sucessor e atual prefeito Banga.
O prefeito eleito de Itiúba, Silvano Santos Carvalho “Banga” (PT) e seu vice, estão dando muito trabalho e deixando a Justiça sem paciência, o Oficial de Justiça já foi diversas vezes atrás dos acusados para notificá-los e até no dia de hoje (19), não logrou êxito. Sempre a informação que Banga e Zé do Rádio estão viajando. Essa manobra é muito conhecida pela Justiça, eles querem ganhar tempo, não adiantar correr ou se esconder que uma hora a Justiça irá conseguir notificá-los para apresentarem suas defesas. Quem não deve, não teme?
Depois que forem Notificados os gestores de Itiúba terão 7 dias para apresentarem suas defesas na Ação Penal movida pelo Ministério Público.
A ação foi protocolada em 18 de dezembro, onde pede a cassação do diploma e inelegibilidade dos acusados devido a denuncia de compra de votos nas eleições de 2012.
Se Banga e seu vice for considerados culpados, além da perda do mandato, perderá os direitos políticos e conseqüentemente não disputarão nenhuma eleição durante 8 anos. Com a confirmação da cassação, poderá assumir o presidente da Câmara interinamente por 90 dias, até a Justiça Eleitoral convocar novas eleições para prefeito de Itiúba.
As fortes chuvas que caíram na região, afastaram momentaneamente o risco da paralisação do projeto de irrigação de Ponto Novo. Com volumes bem acima do previsto, as chuvas nos municípios de Saúde, Caém e Pindobaçu, já resultaram em aumento do nível das barragens de Ponto Novo e Pindobaçu.
Até a manhã do sábado, o nível da água havia subido em aproximadamente 1,5 m na barragem de Pindobaçu; em Ponto Novo o nível subiu 1,1 m até as 06:00 hs da manhã de hoje(21), segundo o senhor José Alves(Zezinho Marinheiro), vigilante da barragem de Ponto Novo. Segundo o senhor Júnior Maia, supervisor das barragens, o nível da barragem de Ponto Novo deverá aumentar significativamente a partir desta terça feira, quando as águas do Rio das Pedras começarão a chegar na barragem. Muito satisfeito com este novo quadro o senhor “Betinho”, irrigante de Ponto Novo não escondia sua felicidade, “isto é uma benção de Deus, eu já nem dormia com a possibilidade de parar minha irrigação, agora estou feliz, vou trabalhar ainda mais e produzir alimentos”, Erick, também irrigante comemorava, “a chuva chegou no momento mais preciso, graças a Deus não vamos parar nossas irrigações”.
O prefeito Adelson foi pessoalmente acompanhar a “chegada” das águas no lago da barragem e também comemorava. “Somente Deus tem este poder maravilhoso de fazer uma transformação desta; ontem já era dada como certa a paralisação total dos projetos de irrigação, hoje esta bênção. Isto é um alívio para todos nós”, afirmou o prefeito
(Escrito por Arnobio Carneiro/Itapicuru FM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário